Nictofobia (Medo do escuro): Causas, Sintomas, Tratamentos

Fonte: https://psicoativo.com/2015/12/nictofobia-medo-do-escuro-causas-sintomas-tratamentos.html

Medo do escuro – Nictofobia

Muitas crianças e adultos sofrem de medo da escuridão ou da noite. Várias terminologias não clínicas são usadas para descrever essa fobia, a saber: Nictofobia, Escotofobia, Ligofobia, bem como Acluofobia. A palavra Nictofobia é derivada do grego ‘Nyctus’ significando noite ou escuridão e Phobos que significa profundo medo ou temor (fobia).

É comum criança ter medo do escuro irracionalmente; seu cérebro sugere as imagens terríveis de ‘o que poderia acontecer” uma vez que as luzes são desligadas. No entanto, também não é incomum ver adultos sofrendo de Acluofobia. Tal condição pode afetar grandemente o dia do sofredor, principalmente porque o indivíduo tende a estar deprimido, ansioso ou tenso o tempo todo. Sofre muitas vezes e se recusa a sair depois de escurecer, ou a dormir sozinho. Os familiares e entes queridos também podem sofrer indiretamente devido à sua Nictofobia.

Causas do medo da escuridão

Especialistas acreditam que Nictofobia geralmente se origina de uma experiência traumática no passado. Uma criança pode ter sido deixada no escuro como um castigo. Irmãos e amigos também podem ser responsáveis por incutir o medo da escuridão.

Filmes, programas de TV e literatura que descrevem horror, sangue, fantasmas e outras atividades paranormais que normalmente ocorrem na ausência de luz do dia também são muitas vezes responsáveis pela criação de um medo do escuro profundamente enraizado na mente de uma criança.

A violência doméstica, abuso sexual na infância (à noite por um pai ou cuidador), acidentes de carro e outros eventos devastadores ou traumáticos também podem deixar uma criança confusa, assustada e ansiosa. Adolescentes e crianças pequenas são conhecidos por reagir de forma muito diferente a esses eventos. Uma das respostas a tais incidentes poderia ser um medo persistente de noite ou escuridão, como trauma de quando os eventos teriam ocorrido.

A maioria dos medos da infância são superados com o crescimento e amadurecimento. No entanto, em alguns casos, a acluofobia pode persistir na idade adulta. Essas pessoas tendem a manter recordações destes acontecimentos passados que se associam com o escuro.

Os sintomas da Nictofobia

Crianças em idade pré-escolar podem recorrer a chupar o dedo, ou fazer xixi na cama devido ao seu medo de noite ou fobia de escuridão. Elas podem tornar-se pegajosas e se recusarem a dormir sem uma lâmpada, ou insistirem em dormir com um adulto / companheiro.

Muitas vezes, o sono e os hábitos alimentares de crianças e adultos podem mudar devido ao medo da escuridão. Eles podem experimentar sintomas físicos na forma de:

  • Dores
  • Respiração rápida e superficial
  • Palpitações cardíacas
  • Tremores
  • Dores no peito ou sensação como asfixia
  • Náuseas e outros problemas gastrointestinais
  • Choro, gritos
  • Redução do apetite ou, inversamente, excessos / compulsão alimentar

Os sintomas psicológicos do medo da escuridão incluem:

  • Pensamentos de morte, sensação de estar morrendo, muitas vezes associada a Tanatofobia (medo da morte)
  • O medo de ser atacado por “bichos papões ‘, fantasmas e monstros; Olhar debaixo da cama ou em guarda-roupas
  • Recusar-se a dormir sozinho ou recusar-se a sair de casa depois do anoitecer. Tentar ficar acordado a noite toda, ou ficar acordando várias vezes.
  • Sentir medo, sentir-se em estado de fuga com o pensamento de enfrentar a escuridão.

Nictofobia pode afetar a qualidade do sono. Isto pode conduzir ao estresse. Adultos podem começar a mostrar falta de produtividade no trabalho. Assim, depressão e outros distúrbios mentais e físicos são comuns em indivíduos com medo do escuro. Todos estes casos podem impactar negativamente a sua qualidade de vida.

Como perder o medo do escuro

Adultos que sofrem de acluofobia muitas vezes percebem que seu medo é irracional. No entanto, eles se sentem impotentes para superá-lo e temem a chegada da noite durante todo o dia.

Felizmente, há esperança, e muitas terapias podem ajudar a superar esta fobia. Terapeutas profissionais podem ajudar a chegar ao fundo de seu medo da escuridão e isso pode ser feito com psicanálise ou hipnoterapia.

Além destes, também se pode considerar técnicas de dessensibilização gradual. Estas incluem gradualmente expor-se a um objeto de medo e anotar pensamentos irracionais para racionalizá-los.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é outra técnicas eficaz muito utilizada para superar escotofobia / acluofobia / nictofobia / ligofobia. Ela ajuda o indivíduo a gerenciar a sua resposta de ansiedade, quando confrontado com o estímulo, neste caso, a escuridão ou noite. Medicamentos também podem ser tomados para acalmar a ansiedade e reduzir a depressão. No entanto, estes não são soluções de longo prazo para medo da escuridão e é preciso estar ciente de seus possíveis efeitos colaterais.